No passado dia 11 de Abril, os Verdes Anónimos tiveram o privilégio de receber a Drª. Sara Abade, membro da Quercus (Associação Nacional de Protecção da Natureza), para uma breve palestra no Auditório José Saramago sobre a temática das energias renováveis e desenvolvimento sustentável.
De forma directa e especialmente dirigida ao público jovem, foram explicitados alguns princípios mecânicos subjacentes ao funcionamento de centrais produtoras de "energias limpas"; curiosidades diversas sobre as desvantagens das actuais centrais eléctricas que usam recursos não-renováveis como o petróleo e o carvão para obtenção de energia (custos de transporte, poluição da água e do ar, baixa rentabilidade, etc.). Além disso, foram mencionadas algumas medidas sobre como podemos poupar nos nossos gastos energéticos em casa que, com o mínimo de bom senso, garantem, a longo prazo, o melhoramento da nossa qualidade de vida e das gerações futuras sem danificar a biosfera envolvente. Por outras palavras, faz parte do dever cívico de cada um tornar o desenvolvimento sustentável, uma realidade.
A título de conclusão, considera-se positivo o balanço da palestra, na medida em que, por um lado, o objectivo de sensibilizar a comunidade escolar foi, de uma maneira geral, alcançado; por outro lado, o conteúdo informativo da mesma representou uma mais-valia para o enriquecimento do nosso projecto final. À Quercus e, especialmente, à Drª. Sara Abade, o nosso sincero agradecimento pela sua colaboração.
Seja Verde!
PS.: Brevemente estarão disponíveis algumas fotos da palestra.
1 comentário:
São jovens assim dinâmicos e interessados que o planeta Terra necessita para um equílibrio, que se sabe ser, frágil.
Foi um prazer colaborar convosco!
Beijinhos e continuação de bom trabalho
Enviar um comentário