sábado, 26 de abril de 2008

Dia da Terra!





No passado dia 22 de Abril assinalou-se o Dia da Terra e, como tal, os Verdes Anónimos não puderam mostrar-se indiferentes a tal acontecimento. Datas como esta são importantes para avaliar como o Homem, nos últimos tempos, tem interferido no ambiente com a finalidade de promover a sua qualidade de vida.

Se reflectirmos um pouco, chegamos à conclusão que o Homem está pré-destinado a se relevar insatisfeito com a sua condição e, por vezes, não tolera os meios para alcançar os fins. Assim, uma das "vítimas" mais "massacradas" pela acção humana tem sido, sem dúvida alguma, o planeta Terra. Dito de outro modo, apesar da Terra apresentar um mecanismo de regeneração, o exponencial desenvolvimento tecnológico, que tem-nos possibilitado explorar, excessivamente, toda a variedade de recursos naturais, tem contribuído para a rápida degradação da biosfera, em prol de garantir mais e melhor conforto nos nossos lares.

Basicamente, o problema reside (ainda no séc. XXI) no facto do nosso fraco espírito visionário sobre as gerações futuras em lhes garantir uma melhor qualidade de vida do que a actual. De facto, a sociedade ainda perdura numa mentalidade um pouco retrógrada, isto é, o presente é demasiado valorizado e, independentemente dos efeitos que as nossas acções possam ter no futuro (próximo), o que interessa para o Homem, aqui e agora, é que "esteja confortável".

Na verdade, a nossa procura sempre pelo "mais fácil, rápido e rentável" revela-se ainda mais inconsciente quando, na actualidade, existe, facilmente, à nossa disposição, uma enorme variedade de recursos que nos informam sobre a emergência de preservar o planeta Terra e de medidas inovadoras que tornam o desenvolvimento sustentável para nós e para todas espécies que coabitam no mesmo "lar".

A título de conclusão, é urgente reflectirmos sobre o que o futuro nos reserva e começar a investir nas energias renováveis, em medidas que preservem a biodiversidade e em actividades menos poluentes. Como tal, esta realidade está ao alcance de todos, a menos que, haja consciência sobre a nossa condição e vontade em tornar a Terra, em todo o sentido da palavra, no Planeta Azul.

Seja Verde!



Sem comentários: