Nesta segunda-feira, às 8.00 da manhã, o grupo dos Verdes Anónimos, entidade sempre atenta a qualquer acontecimento 'Verde', teve a oportunidade de conhecer o grande desafio que os Emirados Árabes Unidos planeiam aceitar, com esperanças que esteja concluído até 2009: uma cidade completamente ecológica. É um projecto audacioso, complicado e principalmente dispendioso, mas esse não parece ser o problema. A construção desda cidade irá ser através das grandes receitas que o petróleo proporciona ao país em questão.
A cidade, que terá o nome de Masdar (significa Fonte em Árabe) irá ter vários mecanismos de produção de energia e reaproveitamento da mesma e de matéria: entre eles destacam-se a utilização da energia solar, através de numerosos colectores, talvez o maior aglomeramento de colectores do planeta; a utilização da energia éolica, através de fazendas de moinhos éolicos localizadas nas redondezas na cidade; a água potável será obtida em instalações que se dedicarão à dessalinização; haverá um reaproveitamento da água proveniente de descargas para irrigar campos, cujo produto de cultivo terá como finalidade ser usado como biocombustivel. A abolição de transportes privados também é uma das medidas de Masdar, através da criação de vários meios de transporte que terão os seus próprios trilhos, à parte das vias públicas.
A empresa por trás deste grande projecto é "Abu Dhabi Future Energy Company", cujo capital é principalmente proveniente das receitas do petróleo da região, abriu portas a várias empresas de todo o globo para investir neste projecto e aperfeiçoá-lo de modo a torná-lo num projecto ainda melhor e exemplar para todo o planeta.
Porém há que saber que nem tudo são "rosas". Haverá com certeza vários problemas, e certos "gaps" no projecto, pois depende de inúmeras variáveis e ao mínimo desequilibrio os 100% de sustentabilidade pode ir por "água abaixo". Por isso os primeiros habitantes da cidade serão, com certeza, numerosos cientistas e outros profissionais que se dedicarão a aperfeiçoar esta cidade de sonho.
Seja Verde!