quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Masdar- Cidade do Futuro

Nesta segunda-feira, às 8.00 da manhã, o grupo dos Verdes Anónimos, entidade sempre atenta a qualquer acontecimento 'Verde', teve a oportunidade de conhecer o grande desafio que os Emirados Árabes Unidos planeiam aceitar, com esperanças que esteja concluído até 2009: uma cidade completamente ecológica. É um projecto audacioso, complicado e principalmente dispendioso, mas esse não parece ser o problema. A construção desda cidade irá ser através das grandes receitas que o petróleo proporciona ao país em questão.
A cidade, que terá o nome de Masdar (significa Fonte em Árabe) irá ter vários mecanismos de produção de energia e reaproveitamento da mesma e de matéria: entre eles destacam-se a utilização da energia solar, através de numerosos colectores, talvez o maior aglomeramento de colectores do planeta; a utilização da energia éolica, através de fazendas de moinhos éolicos localizadas nas redondezas na cidade; a água potável será obtida em instalações que se dedicarão à dessalinização; haverá um reaproveitamento da água proveniente de descargas para irrigar campos, cujo produto de cultivo terá como finalidade ser usado como biocombustivel. A abolição de transportes privados também é uma das medidas de Masdar, através da criação de vários meios de transporte que terão os seus próprios trilhos, à parte das vias públicas.
A empresa por trás deste grande projecto é "Abu Dhabi Future Energy Company", cujo capital é principalmente proveniente das receitas do petróleo da região, abriu portas a várias empresas de todo o globo para investir neste projecto e aperfeiçoá-lo de modo a torná-lo num projecto ainda melhor e exemplar para todo o planeta.
Porém há que saber que nem tudo são "rosas". Haverá com certeza vários problemas, e certos "gaps" no projecto, pois depende de inúmeras variáveis e ao mínimo desequilibrio os 100% de sustentabilidade pode ir por "água abaixo". Por isso os primeiros habitantes da cidade serão, com certeza, numerosos cientistas e outros profissionais que se dedicarão a aperfeiçoar esta cidade de sonho.





Seja Verde!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Cheias em Setúbal


Foto de Pedro Banza - Praça do Bocage (18/2/08)

Actualmente, através do contacto com meios informativos como a televisão ou a internet, a ideia do impacto que a força da natureza pode, por vezes, causar na nossa sociedade já faz parte do conhecimento geral. De facto, uma catástrofe natural não só afecta a qualidade de vida das populações locais como também os mercados mundiais, nomeadamente no sector agrícola e no sector industrial.
Porém, se tivermos em conta a condição climatérica e geográfica do nosso país, facilmente se deduz que fenómenos como furacões, tsunamis ou erupções vulcânicas representariam uma improbabilidade de ocorrer por cá. Contudo, no passado dia 18 de Fevereiro, longos períodos de chuvas fortes resultaram em inundações um pouco por todo o território nacional, de proporções tais que os prejuízos em bens materiais, tanto no património municipal como em propriedade privada, ainda estão por calcular.
Entre as localidades mais afectadas, Setúbal localiza-se no topo da lista onde a água atingiu uma altura de 1,20m na Praça do Bocage, além das inúmeras ruas cortadas que se tornaram em autênticos rios, tornando-as intransitáveis quer para veículos, quer para peões. É de salientar, também, o resultado de uma vitima mortal em Azeitão que não conseguiu sobreviver à força das águas.
Após o sucedido, entidades do governo como o Ministro do Ambiente Francisco Nunes Correia lançaram fortes criticas à má gerência das autarquias, nomeadamente no Departamento de Saneamento. Além disso, o argumento relativo ao péssimo ordenamento do território das nossas cidades (Setúbal em particular) também foi mencionado como principal promotor da dificuldade do escoamento das águas pluviais.
Em título de conclusão, termino com a pergunta: Terá este fenómeno natural sido apenas uma anomalia climatérica ocasional ou poder-se-á colocar a hipótese deste ter sido uma consequência indirecta da acção maléfica do Homem sobre a Terra??

Seja Verde!

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Visita de Estudo ao INETI

No passado dia 13 de Fevereiro, sob a organização dos Verdes Anónimos, a turma B deslocou-se ao Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologias de Inovação (INETI) com vista a ter contacto com a aplicação das energias renováveis no nosso país.
É importante salientar o excelente projecto arquitectónico Solar XXI que, representando uma novidade no que toca ao consumo energético sustentável, aproveita a vertente activa e passiva do sol - produção de electricidade e iluminação, respectivamente.
Em título de conclusão, esta visita de estudo mostrou uma mais valia para o enriquecimento do nosso projecto. Esperemos que os nossos colegas também tenham gostado. Aqui termino com mais um relato, sem esquecer a rubrica habitual....

Seja Verde!

PS: Caso possuam fotografias relativas à visita agradeciamos que nos contactem :P

(( para mostrarmos "transversalidade" com alguns grupos de Área Projecto, também dizemos: TRABALHO REALIZADO POR verdes anónimos . . . eheheheheheh))

( alguns membros deste grupo não resistiram em fazer este comentário. . . :P))